VEDA #1 - Mudança para Portugal e o Planejamento

Olá pessoal, tudo bem?

Neste post será para descrever um pouquinho do início da nossa aventura, do nosso planejamento de irmos embora do Brasil e morarmos em Portugal.

De recomeçar a vida em outro país, em busca de uma Qualidade de Vida para nós e nossos filhos, que no momento o Brasil não tem.

Bom, eu desde adolescente, como vocês já sabem, sempre tive o sonho de fazer intercâmbio fora do país, mas nunca tive oportunidade.

Em 1999 conheci o meu atual marido, o Julio, e em 2001 nos casamos, temos três filhos lindos e estamos até este momento juntos e continuaremos assim por muitos anos.

Deste o início de 2015, com o agravamento da crise, eu vinha alimentando a ideia de ir embora de vez do país e lógico para Portugal.

O que mais pesava era ter que deixar tudo para trás, tudo que tínhamos conquistado.

Como era tudo coisas materiais, não vai ser difícil, pois isso conquistaremos tudo novamente.

A família será o mais difícil de tudo, mas temos que pensar que será para nosso bem.

 

Mas porque Portugal?

Em 2013, fomos a Portugal de férias com nossos filhos, e simplesmente me apaixonei pelo país, até meu esposo se surpreendeu de como eu gostei do local.

Não dá para explicar, mas me senti realmente em casa, com segurança e muita, mas muita tranquilidade. Bom pelo menos na região onde ficamos, Ílhavo-Aveiro, bela cidade.

Como os pais do Julio são portugueses e ele também adquiriu a cidadania, poderemos morar com ele no país, então começamos a nos programar.

Hoje temos três filhos, e somos casados há 14 anos podendo assim adquirir a cidadania também.

Mas pelo que andei pesquisando, as crianças podem obter logo no início e eu terei que esperar 3 anos morando em Portugal, por causa do vínculo afetivo, mas tudo bem, entraremos com o reagrupamento familiar.

 

O planejamento

O planejamento da nossa mudança foi e estará sendo até o momento do embarque.

Quando nos decidimos ir embora de vez, começamos a juntar dinheiro, o Julio ainda trabalhava e eu já tinha meu Negócio Online com o Blog, trabalhando em Home Office, com Marketing Digital.

Tudo que entrava, pagávamos as contas e o que sobrava ia para o cofrinho.

Comecei então uma busca dos custos de tudo que iriamos ter na região onde iriamos morar, para ter estimativas de quanto teríamos que levar para nos fixar e até o Julio arrumar emprego.

Como teríamos a casa da minha sogra disponível para morar, então não precisaríamos nos preocupar com aluguel, que já facilitará bastante.

Elaborei planilhas de custos com tudo que teríamos que comprar novamente, montaríamos uma nova casa, pois a casa da minha sogra não tem nada dentro, então vocês já sabem.

Fui também em busca de sites em Portugal para ver o valor das coisas, e ter uma ideia dos preços.

Recomendo alguns que olho até hoje que são:

  1. Aplicativo ou site do Sapo.pt que se chama Promos Sapo, onde disponibilizam jornais dos mercados, roupas, eletrônicos, móveis e etc.
  2. Um site KuantoKusta.pt, de comparador de preços de produtos, ótimo para saber o melhor preço dos produtos e montar a casa, consta o melhor preço do produto e em qual loja você poderá comprar.
  3. Além dos vídeos no Youtube do pessoal que já reside lá, anotando toda dica válida para meu caso.

Também comecei a fazer um levantamento nos documentos que precisávamos levar, para a cidadania das crianças e a minha, além de documentos para a matricula na escola.

A Escola das Crianças

Além de tudo para organizar, tinha ainda a escola das crianças, pois tenho dois na fase escolar, e precisava saber como funcionava o período escolar em Portugal, e descobrir isto não foi tão difícil.

Ah! e um site muito bom para verificar se existe escola perto da residência onde irá morar, acesse este aqui Portal das Escolas.

Então descobri que o período escolar em Portugal começava em setembro, e pretendíamos ir para Portugal até metade de 2016, teria que ver como faria com a escola deles aqui no Brasil, se eles começariam o ano de 2016 aqui ou não.

Marquei uma reunião com a coordenadora da escola deles aqui do Brasil e fui orientada a deixá-los na escola até a data mais próxima da viagem.

Então com tudo isso resolvido, bastava agora decidirmos a data da viagem, da ida à Portugal, para resolver esta pendência.

Este post ficará por aqui e no próximo VEDA contarei um pouco mais.

Então fiquem ligados no VEDA #2...

Obrigado e até mais.

Luciana Rizzuti Faria

Assinatura Viver com Liberdade

  Junte-se a milhares de leitores e receba minhas Melhores Dicas Gratuitas e aprenda como conquistar sua independência financeira e viajar ao mesmo tempo. 

Luciana Rizzuti

Olá, sou Luciana Rizzuti, sou webMarketer, viajante, leitora assídua, escritora deste blog, fotógrafa nas horas vagas... O Blog foi uma forma de unir tudo o que eu amo, falando sobre vida digital, viagens e liberdade e o meu foco neste momento é compartilhar tudo com vocês.

Website: http://projetovivermelhor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *