7 Dicas Para Deixar O Design do Seu Blog Ficar Mais Legível

Você já leu um livro em uma praia?

Se ainda não, então lhe peço que o faça, só assim entenderá o quão agradável é e verá que o ambiente desempenha um papel fundamental na forma de se ler.

O mesmo posso lhe dizer do seu blog.

Você tem que adaptar o seu blog para que os seus leitores possam lê-lo em qualquer ambiente, seja no computador ou tablete ou até mesmo no celular.

E uma das maneiras mais fáceis de melhorar a qualidade de seu blog é fazê-lo legível ao público.

Em um artigo anterior, já disse da importância de títulos, subtítulos e listas em seus artigos, isso torna-o fácil de se ler, faz seu leitor não se perder no meio do artigo.

Agora quero lhe falar sobre outras 7 Dicas Rápidas Para Fazer Seu Blog Se Tornar Mais Legível e que é raramente utilizada pelos blogueiros iniciantes:

1º  Coloque no início dos seus artigos uma letra capitular.

Você sabe o que é uma letra capitular?

São aquelas letras em formato grande no início do artigo para sinalizar que ali é o início.

Ex.:

Se você folhear uma revista, irá notar muitos artigos que começam com uma letra assim, e fazem isso para chamar a sua atenção e lhes dizer que aquele é o início do artigo.

2º Iniciar o Artigo Com Uma Grande Introdução.

Depois que você atraiu o seu leitor até o artigo, você precisará prender sua atenção e tornar a leitura agradável e fácil para eles continuarem lendo o conteúdo até o final.

Uma maneira muito simples é aumentar a fonte do primeiro parágrafo, isto juntamente com a capitular, dará ao seu artigo um design agradável de ser lido.

3º  Parágrafos Curtos.

Vocês já devem ter lido pela web sobre o tamanho dos parágrafos dentro de um artigo, e usamos parágrafos curtos para prender o leitor na página e ficar mais fácil de ser lida.

Parágrafos muito grandes fazem os leitores desistirem de ler o artigo completo.

A solução é de 1 a 3 frases para formar cada parágrafo.

Fazendo desta maneira você manterá as pessoas constantemente focadas nos seus artigos.

4º  Escolha Uma Fonte Agradável Para Leitura

Não preciso nem dizer que as fontes mais escolhidas pelos blogueiros mais experientes são sem dúvida a Sans-Serif, Arial e Verdana.

Estas fontes são as melhores para os conteúdos do seu artigo, porque são fontes limpas, sem confusão nas letras ou símbolos e tornando o seu blog mais agradável de se ler.

Segue abaixo as fontes que alguns sites famosos utilizam:

  • Google: Arial
  • Wikipedia: Sans-Serif
  • CNN: Arial
  • Yahoo: Arial
  • MSN: Arial

Então escolha a fonte mais adequada, clara e legível para seus artigos.

5º Tamanho da Fonte

Este também é um ponto muito importante para colocar seus artigos no blog.

Hoje a maioria dos blogueiros utilizam a fonte número 12 mas também está aumentando e muito o números de blogs utilizando o número 14, e está sendo muito bem aceita, pois torna o seu artigo mais agradável de ser lido.

6º Altura da Linha

Depois de ter definido o tipo de fonte e o tamanho da fonte, será a hora de estabelecer a altura das linhas dentro do seu artigo.

A grande maioria utiliza entre 1,5 a 1,6, então, analise bem a fonte que você irá usar, o tamanho da fonte e o tamanho do seu conteúdo para verificar qual a altura da linha que você deverá utilizar para deixar seu artigo bem apresentável.

7º Cor De Fundo Nos Artigos

Este item é muito importante. A quem escolha cores fortes, escuras, etc... para seus artigos, eu particularmente e até mesmo a grande maioria dos blogueiros preferem cores claras, uma cor calma para que seus leitores não se cansem ao lerem seus artigos e que também seu blog siga um padrão.

Conclusão

Como eu, você também pode ter certeza que gastar um tempinho analisando seus artigos e colocando em prática algumas destas dicas melhorará muito a visualização e leitura de seus artigos.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-me saber nos comentários abaixo e deixa eu te ajudar.

Abraços e Sucesso Sempre,

Assinatura Viver com Liberdade

Oi, Sou a Luciana Rizzuti,  Empreendedora Digital e Viajante e Quero Te Ensinar a Trabalhar Online de Onde Estiver.

Luciana Rizzuti

Olá, sou a Luciana Rizzuti, webMarketer, viajante, leitora assídua, escritora deste blog, fotógrafa nas horas vagas... O Blog foi uma forma de unir tudo o que eu amo, falando sobre meu trabalho digital, viagens e liberdade de trabalhar onde eu quero e o meu foco neste momento é compartilhar muitas dicas com vocês.

Website: http://projetovivermelhor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *